Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 27 de maio de 2009

M. Night Shyamalan

Todo mundo conhece, já viu algum filme ou pelo menos ouviu falar no cineasta indiano.
Seu primeiro sucesso foi O Sexto Sentido, do menininho que “see dead people”.
Acreditando em espíritos ou não, difícil encontrar alguém que não tenha gostado do filme.
A partir daí, Shyamalan criou fama em Hollywood, e eu virei sua fã.
O único que ainda não assisti dele foi A Dama na Água.

Enfim, eu resolvi falar nele porque seus filmes, na minha concepção, são geniais. Apesar de ser mal interpretado pela grande maioria das pessoas, Shyamalan sabe abordar nas entrelinhas, de forma simples, assuntos polêmicos, com críticas discretas que fazem você pensar. A partir do momento que você entende o que ele quis dizer, lógico.

Mas e se você não acredita em espíritos, alienígenas, toxinas venenosas que podem acabar com a humanidade? Melhor ainda! Entenda o que ele quis dizer pro trás disso.

Quem foi ao cinema assistir A Vila achando que era um filme de terror, saiu decepcionado.
Agora assista com a mente aberta, e perceba a crítica a sociedade americana “mente fechada”, ao falso moralismo e o ideal de superioridade.
E olha que quem fala aqui é uma fã dos States!
Mas uma fã que pensa, thank you very much.

Porém o melhor pra mim foi o último, O Fim Dos Tempos.
Sério?
Sim, sério.
Sei que muita gente detestou o filme, achou uma porcaria e algo completamente sem noção.
Tipos, oi, uma toxina liberada por uma planta que faz as pessoas se matarem?!
Interpretem como quiserem o filme, mas pra mim uma frase falada ao acaso lá pro finalzinho definiu tudo.
Não vou me estender muito, pra não estragar o enredo pra que não assistiu ainda, e também a interpretação pode ter sido única e exclusivamente minha. Contudo, no meu pobre e modesto entendimento, apoiado pelo meu idealismo e decepção com o mundo, eu entendi o filme como uma crítica ao homem que está destruindo o planeta e a ‘vingança’ da natureza.
Ok, vocês podem pensar, não seria o primeiro filme a abordar catástrofes da natureza, que foram eventualmente causadas pelo próprio homem.
Mas a maneira dessa abordagem, com a simplicidade e ao mesmo tempo complexidade do enredo, de tema esdrúxulo duma ‘planta assassina’, sem cair no terror barato, me conquistou.

É difícil falar sobre filmes e minha opinião sobre eles sem dar muito spoiler e acabar com a graça de quem não viu, então espero que eu tenha me feito entender.
E que fique a dica pra que quiser conhecer, lembrando sempre de assistir com a mente aberta! =]

3 comentários:

Livia Brazil disse...

Fa, vc poderia ser critica de filmes. Foda esse seu post!

Não vi nada dele além de "I see dead people!". Mas vou ver (ainda mais depois desse post), e o primeiro será A Vila. Morro de vontade de ver esse filme, ainda mais sabendo q não é filme de terror!

Beijo!

Livia Brazil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Talita disse...

Livia,

Achei todos muito talentosos, inclusive você, menina! Acredite! Mas não li tudo, dei apenas uma geral e já achei interessante. Desejo muito sucesso com o blog!!!

Beijinhos e parabéns a todos!!

Tatá