Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

domingo, 31 de maio de 2009

O Shoegaze


Um tempo atrás quando mostrei uma música minha pra uma amiga, ela me disse "Nossa ... ficou muito legal. Total Shoegaze" e tal ... eu não fazia idéia do que era, mas tomando pela primeira parte da frase, levei como elogio e agradeci. Pesquisando um pouco mais à fundo acabei descobrindo o que era o tal do Shoegaze e até que muitas bandas que eu ouvia ou tinham influências fortes desse estilo ou eram até mesmo consideradas parte dele (como o Slowdive, por exemplo).

Bom, gostaria de dividir com vocês um pouco das coisas que eu descobri... aqui vai:


Shoegazing (ou shoegazer como também é chamado) é um estilo de Rock alternativo que surgiu ao sul da Inglaterra no fim dos anos 80.O estilo shoegazing surgiu da postura de palco dos shoegazers...A performance tímida chegava ao ponto dos músicos ficarem o tempo todo olhando para baixo sem encarar o público (ou "olhando para os sapatos" e daí o nome shoegazer)guitarras barulhentas e poderosas onde a instrumentação harmônica torna difícil distinguir cada instrumento, formando um caos sonoro temperado por vocais etéreos e contidos criando um contraste entre o melodias delicadas e o vigor e peso das distorções e efeitos.


Adaptado do artigo sobre Shoegaze na Wikipedia em português


Isso é o que a Wiki tem a dizer. Mas o Shoegaze vai muito mais além. Primeiro de tudo, a origem do nome não vem necessariamente da timidez dos músicos mas sim de outro fator que os distingui dos outros estilos: As guitarras possuiam tantos efeitos, que na grande maioria do tempo os músicos ficavam olhando pra baixo, se concentrando na mudança de timbre através dos pedais.
A grande atenção voltada às guitarras são bem características desse "estilo", mas não são tudo. Uma característica marcante é a forma como a vocal é trabalhado. A voz se torna apenas mais um instrumento na harmonia inteira da música, o que fazia as faixas parecem um grande acorde ... pois soavam unitárias.
Meu papel aqui não é elogiar ou diminuir qualquer coisa, apenas... "informar" digamos assim. Apesar da linearidade das músicas, os Shoegazers possuiam harmonias concisas e agradáveis, que logo foram derrubadas pela grande explosão do Grunge Norte-Americano e do Brit-Pop que praticamente era o oposto do estilo Shoegazer melancólico, e possuia letras menos contemplativas e mais voltadas à realidade da maioria dos Ingleses.

Com a gradual dissolução do estilo, muitas bandas acabaram e outras acabaram se encaminhando pra outros estilos. O Slowdive que eu já havia citado, acabou dissolvendo-se e transformando posteriormente na banda Mojave 3(que está na ativa até hoje, misturando o já conhecido Shoegaze com uma pitada de Country e um pouco de Pop). Mas apesar de ter um som muito legal, a minha principal recomendação desse post não é a Mojave 3 e sim uma banda australiana, que apesar de não estar necessariamente inserida nesse contexto, tem um som bem característico:


The Church: A Banda surgiu no início dos anos 80 e tinha um som mais associado ao Rock Psicodélico e ao New Wave. Com o passar dos anos e dos discos o Church foi crescendo, técnicamente falando, e começou a caminhar na direção do Rock Progressivo, com longas Jams e faixas de guitarra de deixar qualquer metaleiro com o ouvido atento. Após alguns contratos com gravadoras americanas e australianas e após problemas internos,em 1988 lançam Starfish, que na minha opnião é a obra-prima da banda. Guitarras em perfeita harmonia, linhas de bateria complicadas que se desenrolam perfeitamente e o toque shoegaze de tudo: uma voz (Steven Kilbley) que conduz a banda, sempre harmonica e abrasivamente dando um toque todo viajandão ao som.
Eu descobri esse album (e essa banda) quase que por coincidência. Numa das minhas andanças pelo centro, passei num sebo, e lá estava o vinil deles, preço baixo, praticamente intacto... e o encarte me chamou muita atenção ... era uma estrela do mar, num fundo azul. Achei interessante, resolvi trazer pra casa e sinceramente não me arrependi. Um dos albums mais coesos e interessantes que eu já ouvi. É quase impossível não ouví-lo duas vezes seguidas. Ponha seus fones de ouvido e prepare-se: a viagem é longa e agradável.


Paz e Luz
E boa igreja pra vocês.

2 comentários:

Marcio Tito Pellegrini Trigo disse...

Ou seja? Insidream

Livia Brazil disse...

Nossa, eu não fazia ideia que eaxistia esse estilo. Provavelmente gosto de várias bandas que tem esse estilo (já que adoro coisas melancolicas e contemplativas) e nem sabia. vou procurar coisas o Mojave 3 e, claro, da Igreja, quer dizer, Tne Church. Ótimo post, Igor! Bom descobrir coisas novas!
Beijos!